BlogBlog
15 de dezembro de 2023
Compartilhe:

Respondemos-17-duvidas-sobre-seu-coco-que-voce-tinha-vergonha-de-perguntar

“É normal ficar muitos dias em ir ao banheiro?”
“Por que às vezes meu cocô ‘some’ na privada?”
“Por que não consigo fazer cocô fora de casa?”
“Consigo mudar o horário que sempre faço cocô?

1. Consigo mudar o horário que faço cocô?

Embora essa seja uma tarefa difícil, a resposta é sim, dá para “treinar o intestino” e mudar o horário habitual de fazer coco, Se você não deseja evacuar próximo a estes horários, tente ir ao banheiro todos os dias no horário que gostaria de evacuar, mesmo que não deseje, e fique por alguns minutos no vaso sanitário, mas sem forçar.

2. Por que faço cocô mole com frequência?

Questões psicológicas, como ansiedade e estresse
Alimentação muito fora do habitual
Consumo execessivo de gordura ou de açúcar
Hidratação em excesso
Consumo de cafeína
Bebidas alcoólicas

Geralmente, quando as fezes estão mal-formadas, de consistência amolecida ou líquida, pode ser um indicativo de alguma doença ou distúrbios da funcionalidade do sistema digestivo

3. Segurar a vontade de fazer cocô por muito tempo faz mal? Piora o cheiro?

Sim, faz mal! Se você está com vontade, não reprima, Somos capazes de conter esse desejo até mesmo por horas. Mas você já reparou que depois de um tempo a vontade de evacuar desaparece? Isso ocorre pois o reto se acostuma com aquela quantidade de fezes armazenada e espera um novo aumento para dar o próximo sinal.

4. Por que às vezes o cocô ‘some’ na privada?

á aconteceu de você fazer um baita esforço, ouvir o barulho das fezes caindo na água e, ao olhar para o vaso, não ter nada ali? Isso acontece devido a densidade (composição/conteúdo) do cocô, que faz com que ele afunde e já inicie sozinho o caminho para ir embora pelo encanamento, sumindo da área da privada que enxergamos

5. É normal ficar muitos dias sem fazer cocô?

Diferente do que muitos imaginam, não é obrigatório ir ao banheiro todos os dias. As fezes demoram até 72 horas para percorrer todo o intestino grosso. ate 3 dias é normal.

6. Por que às vezes meu cocô sai vermelho?

A causa mais comum de fezes avermelhadas é o consumo de alimentos industrializados com excesso de corantes vermelhos ou até de vegetais, como beterraba e tomate. O consumo de vinho tinto também pode deixar as fezes avermelhadas, Fezes com sangue são sempre um sinal de alerta e exigem consulta médica, a fim de realizar o diagnóstico e o tratamento adequados.

7. Por que às vezes fazemos cocôs gigantes?

A formação das fezes depende da alimentação rica em fibras. Então, quanto mais fibras você comeu, maior o volume das fezes. E se você demora muito entre uma evacuação e outra, há maior acúmulo de fezes no seu intestino, logo, maior será o tamanho do seu cocô.

8. Eu emagreço quando faço cocô?

Não, fazer cocô não emagrece. Por mais que ocorra uma sensação de redução da barriga, do inchaço abdominal e até mesmo de leveza, o hábito de evacuar não causa redução da gordura corporal.

9. Por que o milho sai inteiro no cocô?

Isso ocorre porque a sua casca é rica em celulose, assim como outros grãos, e o trato gastrointestinal humano não tem a capacidade de digestão deste carboidrato.

10. É normal fazer cocô muitas vezes no dia?

É considerado normal ir ao banheiro fazer o número 2 até três vezes ao dia. Porém, se é uma questão recorrente, vale atenção.

11. Por que meu cocô está saindo claro?

Apresentar fezes claras não é normal e merece uma investigação. Fezes claras ou amareladas normalmente são gordurosas e podem representar excesso de gordura na alimentação ou distúrbios na vesícula biliar, no fígado ou no pâncreas.

12. Por que meu cocô sai muito escuro?

É importante observar a alimentação para detectar algum alimento que possa causar essa alteração na cor. “Mas, mais importante ainda, fezes escuras podem ser sinal de sangramento em algum lugar do trato digestivo. Não deixe de procurar o especialista.

13. Por que não consigo fazer cocô fora de casa?

causa disso é psicológica, pois algumas pessoas têm vergonha ou desconforto em usar o banheiro fora de casa e, por isso, inibem o desejo de evacuar. Só conseguem relaxar quando usam o próprio banheiro.

14. Por que quando eu bebo álcool eu faço cocô mole?

O álcool e até mesmo os carboidratos de algumas bebidas alcoólicas, como da cerveja, provocam um tipo de fermentação no intestino, afetando a microbiota intestinal. Por isso, muitas pessoas que bebem sentem dor de barriga, têm diarreia e excesso de gases.

15. Por que às vezes o cocô sai em “pedacinhos”?

O cocô em “pedacinhos” é tecnicamente chamado de “fezes em cíbalos” e traduz um funcionamento intestinal lento ou baixa ingestão de água. Como explicamos no item anterior, o intestino grosso (cólon) é responsável pela absorção de água das fezes, além de sais minerais. Quando o cocô progride lentamente, o órgão irá absorver mais água e, consequentemente, as fezes ficarão mais ressecadas e em “bolinhas”.

16. O cocô boiar é sinal de problema?

Geralmente não. De acordo com Vieira, isso normalmente ocorre pela quantidade de gordura nas fezes. Quanto maios gordurosa for a alimentação, maior a dificuldade de digerir e de absorver o nutriente. “Com isso, mais gordura é eliminada nas fezes, fazendo com que as fezes flutuem na água.

17. Posso fazer algo para que o cheiro do cocô não seja tão ruim?

Não existe problema algum em as fazes terem um cheiro desagradável. Isso é totalmente normal. O odor das fezes não é dos melhores porque as bactérias do intestino geram compostos após digerirem os alimentos. Entretanto, a intensidade do odor pode variar muito conforme aquilo que comemos.

Criação de Sites em Curitiba
Whatsapp